quarta-feira, abril 18, 2012

Um passeio por Belém (Lisboa)

Lisboa... a cidade onde nasci e que eu tanto adoro!

Muitas vezes me pergunto porque quando viajamos para estrangeiro achamos tudo tão bonito... até parece que só lá fora é que existem monumentos interessantes ...

Portugal tem monumentos com muita história, paisagens lindas e não damos valor nenhum!!! Cada vez aprecio mais o "vá para fora cá dentro". E nem é preciso ir para muito longe ... basta regressar às origens...

Na Páscoa passada, a minha afilhada veio passar uns dias connosco.. estava um Sol divinal (se bem que precisamos muito da chuvinha) e fomos dar um passeio até Belém, com um belo gelado a acompanhar... que maravilha!

Não sou nenhuma barra a história .. mas aproveitámos para dar "umas pinceladas" de história sobre os Descobrimentos à moça que nada sabia da Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e pensava que a Cruz de Cristo que estava no avião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral era o símbolo do Belenenses...

E agora algumas fotos com um pouco de História (Trechos retirados se vários sites)



Torre Belém

Monumento manuelino, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Concebida no século XVI por Francisco Arruda.

Em 1415, partiu daqui a expedição militar que conquistou a cidade moura de Ceuta.
Em 1493, Cristóvão Colombo escalou em Belém quando retornou da sua primeira viagem à América.
Em 1497, Vasco da Gama partiu daqui para a descoberta do caminho marítimo para a Índia.


 

Quem não conhece a Torre de Belém?


Padrão dos Descobrimentos

O monumento original foi encomendado pelo regime de António de Oliveira Salazar ao arquitecto Cottinelli Telmo (1897-1948) e ao escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.

O actual monumento, é uma réplica, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.




Homens de coragem...


Rosa Ventos

A norte do monumento uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, foi uma oferta da África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de galeões e sereias, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI.


O cantinho de todos nós!!!


Monumento aos Combatentes do Ultramar

A homenagem a todos que morreram por Portugal, é feita através das lápides colocadas na própria parede do Forte em que, a par das lápides nominativas, elaboradas, segundo as listas oficiais por anos e por ordem alfabética.

 A frieza da geometria do Monumento é quebrada pela "chama da Pátria" que, ao manter-se sempre acesa, simboliza a perenidade de Portugal e a sua continuidade através dos séculos.


Não fazia ideia da sua existência...



Avião Gago Coutinho e  Sacadura Cabral

Primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1917.


                            
Réplica de avião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral





Sem comentários:

Enviar um comentário