segunda-feira, março 28, 2011

Bambo da Sorte

Nome técnico: Dracena Sanderiana

Família: Ruscaceae

Origem: Florestas tropicais da África e sudeste da Ásia

Descrição:O bambo da

sorte é um arbusto de textura semi-herbácea. Na natureza, possui caules erectos e finos, de onde surgem as folhas lanceoladas, estreitas e ligeiramente torcidas.
Esta planta tem sido usada com frequência nas práticas do Feng Shui. Acredita-se que ela tenha uma energia muito favorável, pois simboliza a próspera união entre dois elementos: a água e a madeira. Quando ela é oferecida como presente, costuma receber um laço vermelho, para que a energia do fogo seja adicionada, de forma que juntos, os três elementos, possam atrair a energia positiva (Chi) para um ambiente.
Ainda de acordo com as antigas tradições chinesas, o número de hastes do bambu da sorte que colocamos num ambiente pode ter diferentes significados, sempre ligados à felicidade, prosperidade e longevidade.

Assim:
* 2 hastes de bambo da sorte significa sorte;
* 3 ou 6 hastes simbolizam felicidade;
* 5 ou 7 hastes atraem saúde;
* 8 hastes simbolizam prosperidade;
* 9 hastes atraem boa fortuna;
* 21 hastes simbolizam bênção divina.

Em casa, segundo a tradição, dá muita sorte manter 3 hastes de bambu da sorte, para atrair paz, saúde e prosperidade.
As formas sinuosas, que dão tanto charme a esta planta, são obtidas por meio de um trabalho longo e minucioso, no qual o crescimento do bambu da sorte é conduzido para que adquira o formato em espiral ou torcido. Com o tempo, as hastes vão mudando de cor, passando do verde claro para um tom mais escuro. Além disso, os brotos vão surgindo nas hastes, gerando folhas lanceoladas que vão crescendo e conferindo um visual muito bonito ao conjunto. Para manter a estética da planta é possível podar suas raízes de forma moderada, sem que isso prejudique o bambu da sorte.

Rega: Água é um dos requisitos fundamentais para que o bambu da sorte se desenvolva bem. Se for cultivá-lo apenas em água, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro, para isso, coloque a água de torneira num recipiente e deixe em repouso por 24 horas antes de usá-la no cultivo da sua planta. É recomendável sempre trocar a água da planta (uma vez por semana), mantendo-a fresca, limpa e à temperatura ambiente.
Se plantar em terra, deve-se regar constantemente a planta, de modo a deixar o solo sempre molhado. Mesmo que você vá plantá-lo em solo, é melhor começar na água, até que as raízes se desenvolvam.
É possível adquirir o bambu da sorte em vários formatos: com hastes retorcidas (uma verdadeira escultura viva); rectas (no estado natural); em forma de "S" (podendo medir até 75 cm) e com hastes em espirais (a forma que exige técnicas mais difíceis para ser obtida).

Luz: A luz é outro factor que contribui para o bom desenvolvimento do bambu da sorte. Colocar o bambu da sorte em um ambiente onde receba luz natural, mas nunca sol direito.

Humidade: de 30 a 65%

Propagação: A planta é tradicionalmente multiplicada por estacas de 4 a 8 cm de comprimento. Essas estacas podem ser obtidas simplesmente quebrando o talo em pedaços e deixando-os na água até que enraízem

Cultivo: Água (cristais e pedras também podem ser usados) como na terra, desde a humidade seja sempre mantida.

Altura: pode atingir até 1,50m

Adubar: Periodicamente, pode-se acrescentar à água um pouco de fertilizante NPK (facilmente encontrado no mercado especializado), seguindo as orientações da embalagem e sem exageros

PH: água filtrada e livre de cloro

.

Sem comentários:

Enviar um comentário