quinta-feira, março 24, 2011

Lírio da Paz

Nome Técnico: Spathiphyllum wallisi

Família : Araceae

Origem: Originária da América do Sul

Descrição: Planta herbácea perene, folhas grandes de consistência coriácea cor verde-escura, ovais de pecíolo longo, ornamentais mesmo sem flores. Estas são em forma de espádice, brancas e sem perfume.

Rega: Regue moderamente o suficiente para humedecer totalmente a mistura a cada rega, mas deixando sempre secar a camada superior de 1 cm antes de regar de novo. Nunca deixe a mistura secar completamente.
Ao regar não molhe as folhas nem as flores.

Luz: Aprecia luminosidade mas não sol directo o que pode ocasionar queima das folhas.

Humidade: Colocar  o vaso sobre um prato com pedras molhadas, ou ter um recipiente próximo com água por exemplo.
A humidade deve estar no ar, não encharcando a terra. Se a planta está num ambiente seco, deve-se pulverizá-la com água morna pois necessita de alguma humidade no ar para ficar saudável.

Temperatura:  Não tolera o frio ou mudanças bruscas de temperatura. Temperaturas inferiores a 15ºC são praticamente mortais para esta planta. Por isto, no Inverno precisa de proteção extra onde ele é mais rigoroso.

Propagação: Podem-se fazer mudas da planta durante todo o ano, excepto quando está florindo.
Assim que termina a floração pode-se fazer esta divisão de touceira e replantá-la, mas convém que seja feito este replante em princípios da Primavera, época mais apropriada para seu desenvolvimento.
Nesta fase de crescimento do broto, não se deve colocar adubo, pois pode matá-lo. O adubo deve ser aplicado após o enraizamento.
Precisa de solo rico em matéria orgânica e uma boa drenagem durante todo seu ciclo de vida.

Cultivo: O lírio-da-paz pode ser cultivado em canteiros ou vasos preparados com uma mistura com substrato poroso de boa drenagem.
Preparar o vaso como de costume, colocando brita, cascalho para garantir a drenagem, uma camada de areia húmida por cima e um pouco da mistura recomendada.
Retirar o torrão do vaso ou saco com cuidado para não danificar as raízes e acomodar no novo recipiente, preenchendo as laterais com mais da mistura de cultivo.
Apertar de leve para fixar a muda e regar.

Época  Plantio: Princípios da Primavera

Floresce: O florescimento acontece o ano inteiro, mais abundante durante a primavera e verão.

Altura: 40 cm, chegando a 60 cm de diâmetro

Adubar: Para realizar adubações de reposição de nutrientes, usar adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10, 1 colher de sopa para 2 litros de água, 1x por mÊs
Uma boa opção é também a torta de mamona.

Poda: A poda pode ser feita retirando-se as folhas secas.

Dicas:  Quando as folhas ficarem empoeiradas poderão passar produtos especiais para folhas brilhantes à venda no comércio.
Também há um truque caseiro que dá certo.
Aquele resto de café que sobrou, deixe esfriar e passe com algodão ou um pedacinho de estopa com cuidado sobre as folhas, sem machucá-las, ficarão brilhantes.
Serve para todas estas folhas de plantas de interiores que são brilhantes.

Pragas: As pragas mais comuns são ácaros-aranhas, pulgões e moscas-brancas, normalmente quando o ambiente está muito seco.
 Também pode ser atacada por fungos, como o Cylindrocladium spp, que começa a amarelar as folhas evoluindo para uma queimadura irremediável. As folhas doentes devem ser arrancadas.
O excesso de água leva ao surgimento de um outro fungo que pode destruir completamente a planta a partir da raiz.
Se as bordas das folhas ficarem amareladas há falta de magnésio, sendo necessário a adubação com um substrato que tenha este mineral em sua composição.
Caso as folhas comecem a ficar queimadas nas bordas, cuidado com a adubação que pode estar excessiva.
Caso não floresça pode ser por falta de nutrientes ou de luz. Assim, adube um pouco mais e deixe-a em local mais iluminado, nunca sob sol direto.

 PH: 5,8 a 6,5

.

Sem comentários:

Enviar um comentário