sábado, junho 04, 2011

As minhas plantinhas de interior

Comprei estas plantinhas a 1€ cada uma no Jumbo !!!
Nunca tinha tido flores e pensei que se não conseguisse tratar bem delas e acabassem por morrer também não perderia muito dinheiro...
Quando a estava a escolher-las tentei ver bem se as folhas tinham manchas ou se tinham bichinhos (fiquei traumatizada com a mosca branca e cochonilhas nas ervas aromáticas) ... escolhi as que me pareceram em melhor estado.
Cheguei a casa e fui inspecciona-las mais meticulosamente. Estava a achar muito estranho o preço... "Devem ter algum problema" pensava cá para os meus botões.
Decidi passar com um algodão humedicido nas folhas e nos caules de todas as plantinhas. Todas me pareceram muito bem excepto uma ... no caule e na parte de baixo da folhas ... pontinhos brancos, ou eram as malditas moscas brancas ou cochonilhas não as sei distinguir bem... pois bem, pincelei o caule e algumas folhas com óleo.

Algumas raízes estavam a sair pelos buraquitos dos vasos, o que significa que tem que se aumentar o tamanho do vaso.
As plantas que mudei de vaso tirei-lhes a terra toda e lavei a raiz... tive sorte , porque podiam ter morrido, mas eu queria ter a certeza que não havia bichinhos nas raízes.
Nos dias seguintes olhava atentamente para as folhas e caules para ver se se estavam a adaptar bem.
Fui pesquisar à internet como deveria de cuidar delas, felizmente são de poucas exigências!!!
Já as tenho à quase um ano, mas continuam quase do mesmo tamanho (pelo menos não acho diferença nenhuma).
Tenho um livro que me emprestaram sobre plantas de interior. Mas não tem fotografias mas sim desenhos, o que torna mais dificil conseguir identificar as plantas.
Julgo que a identificação é a que está nas legendas....

Hera

Dracaena ??

Só a Dacaena Marginata adoeceu por 3 vezes ... quando a planta fica com uma ar descaído, e remexo a terra mais ao fundo vejo umas minhocas minusculas (nemátodos). Esta praga é muito díficil de exterminar ... comprei insecticida natural da Combo e apliquei por duas vezes com 2 semanas de intervalo. Têm-se safado!
 Neste momento está a perder as folhas mais velhas e a ganhar novas!

Dacaena Marginata
Esta é a planta "doentinha".

Dracaena deremensis warneckii


Dieffenbachia exotica

Na semana passada limpei-as todas com uma pano húmido, ficaram com mais brilho, lindas !!

Sem comentários:

Enviar um comentário